top of page

Reflexões Artur Ribeiro

Portugal, Portugal!

A Cáritas, prestigiada organização social da Igreja Católica, realizou um estudo sobre a situação económica em Portugal e chegou a conclusões inquietantes.

Por uma economia que sirva as pessoas

O Papa Francisco, ao referir-se à economia do sistema capitalista, disse: "ESTA ECONOMIA MATA" Com esta evidência titulei o meu primeiro texto de opinião, aqui publicado em Junho de 2023. Ao recordá-lo, ocorre-me tecer algumas reflexões sobre a nossa vida coletiva e o 11 de Março de 1975.

Habitação

Numa visita a um Centro Social em Washington, o Papa Francisco afirmou que não há "qualquer tipo de justificação social, moral ou doutro género para aceitar a carência de habitação ".

Haja confiança

Ao longo de séculos o mundo foi sempre mudando. A luta e a coragem dos homens por uma vida melhor, levou as sociedades a evoluírem até à situação que temos hoje. Com avanços e recuos, é verdade. Mas de um modo geral, as sociedades que herdamos são sempre melhores que aquelas que herdaram os nossos avós.

Gaza - Um campo de morte

No seu mais recente livro, o Papa Francisco pede uma investigação sobre o genocídio em Gaza. A certa altura escreve: "segundo alguns especialistas, o que está a acontecer em Gaza tem características de genocídio".

O Orçamento e a vida

O Orçamento do Estado condiciona o futuro de Portugal e dos Portugueses. As forças políticas que nos representam na Assembleia da República devem aprovar ou reprovar o Orçamento do Estado, conforme a análise que dele fazem, face ao país que querem construir.

Ricos e pobres

Consultando leituras antigas encontrei uma declaração de António Guterres que diz "se os ricos não tratam da vida dos pobres, um dia serão os pobres a tratar da vida dos ricos".

Acordai amigos. Acordai

Inacreditável. O mundo está doente e ninguém vê. Na Cimeira da NATO estiveram vários dirigentes mundiais e daí não saiu nem uma palavra sobre a tragédia de Gaza e de toda a Palestina.

Afinal... quem ganhou?

Habitualmente a análise dos resultados eleitorais é feita comparando resultados obtidos em eleições anteriores para o mesmo órgão. Ora do meu ponto de vista, a ser assim, trata-se de uma análise muito imperfeita.

O 1º de Maio e a cidade do Porto

Hoje vou falar sobre o 1.º de Maio, Dia do Trabalhador, mas quero fazê-lo centrado na cidade do Porto, onde resido há mais de 70 anos, e quero fazê-lo, igualmente, centrado sobretudo, na coragem da sua gente.

Celebrar Abril

Estamos a duas semanas de celebrar os 50 anos do 25 de Abril de 1974, um dia memorável e histórico, que está, seguramente, gravado para sempre no coração dos portugueses.

Por um Mundo melhor

Desde criança tive sempre uma acentuada formação católica e há décadas procuro intervir e lutar por um presente que nos ajude a construir um futuro melhor.

bottom of page